domingo, 25 de julho de 2010

Tato e sensação corporal no útero

Dois sistemas inter-ligados nos informam sobre as sensações do mundo:

1.Sistema Somestésico: nos transmite informações sobre sensação corporal, tato, pressão, temperatura e dor.
2.Sistema vestibular: Nos informa como estamos posicionados no espaço.

A percepção do tato esta bem formada quando o seu bebê por nascer tem cerca de quinze semanas (± 4 meses) de idade. Uma variedade de receptores sensoriais se desenvolve na pele e nas articulações de seu bebê, que dizem ao cérebro dele a textura, intensidade , posição e temperatura de qualquer coisa que ele que ele estiver tocando ou que o estiver tocando.
O sistema vestibular ou equilíbrio nos ajuda a manter a posição correta em relação ao mundo. Viver em um planeta com gravidade exige que saibamos em que direção está a posição alta em todos os movimentos.
Bebês no útero respondem ao sentido do toque.
Durante o quinto mês, um feto pode ser visto tocando o próprio rosto e chupando o polegar.
Exitem indicações que durante o quinto mês de vida fetal, seu bebê começa a se ostentar no espaço.
Estudos demonstraram que os bebês ainda por nascer se ajustam para ficar em posições mais confortáveis no útero através de chutes.
Seus próprios movimentos conscientes através da dança ou de yôga promovem conexões neuronais saudáveis entre os membros, tronco e cérebro do seu bebê.
Quando você esta se sentindo confortável, seu feto fica banhado pelas substâncias químicas confortadoras que seu corpo produz. O movimento consciente é beneficio tanto para você quanto para seu bebê.

A visão no útero:
ao final do primeiro trimestre, os olhos de seu bebê por nascer têm todos os componentes essências.
As pálpebras de um feto começam a se abrir após cerca de vinte semanas de gestação.
A estimulação visual de seu bebê acontece pelo que você esta olhando. Imagens violentas estimulam as reações de tensão de seu corpo, que são transmitidas ao seu bebê.
Imagens bonitas e agradáveis criam mudanças fisiológicas rejuvenescedoras e criadoras de equilíbrio.

O paladar no útero:
as papilas gustativas: presentas nas primeiras doze semanas de vida fetal. Bem desenvolvidas no começo do segundo trimestre.
As papilas gustativas já estão ligadas a fibras nervosas na décima segunda semana e estão funcionando na decima quarta semana.
Seu filho por nascer não é apenas nutrido pelo que você come, mas pode ser capaz de sentir o gosto do que você saboreia.
O olfato no útero:
Aparece na quarta semana de vida fetal.
Os bebês se lembram de cheiros e sabores aos quais são expostos no útero.
Com sensibilidade e percepção, você pode se sintonizar com seu estado interior, torna-se mais consciente de si mesma, de seu bebê por nascer e de casa momento de sua vida.
Ao se harmonizar com suas próprias experiências sensoriais, naturalmente, você descobrirá diminuindo o ritmo e indo mais devagar e se tornando mais presente.


Exercício:
Uma vez que seu bebê tem uma capacidade limitada de influenciar as experiências dele, torna-se sua responsabilidade, como mãe, escolher aquelas que ofereçam o máximo em termos de nutrição e amparo e o minimo em nocividade. Suas escolhas fornecem as matérias-primas que permitirão à alma de seu bebê criar seu corpo ,seus sentidos e sua mente.
Jornada extraordinária de um óvulo fertilizado a um ser humano recém-nascido completo.

Dias 1 a 14 – o período entre o 1º dia de sua ultima menstruação e o dia da ovulação.
Fim da 2ª semana – O esperma do pai fertiliza o óvulo da mãe na trompa de Falópio.
3ª semana – O óvulo fertilizado se divide várias vezes e se implanta na parede do útero.
4ª semana – O embrião se diferencia em 3 camadas:
uma camada externa: destinada a se tornar a pele, sistema nervoso, cabelo e unhas de seu bebê.
Uma camada intermediária: destinada a se tornar os músculos, ossos, coração, vasos sanguíneos de seu bebê.
Uma camada interna: destinada a se tornar o trato digestivo e o sistema urinário de seu bebê.

6ª semana: o coração de seu bebê esta batendo, embora o embrião tenha menos de 0,63 centímetros de comprimento. Olhos, braços e pernas primitivos estão presentes.
8ª semana: o embrião agora é conhecido como feto, que em latim significa “o jovem”. Ele pesa menos de 14 gramas. O trato digestivo esta se formando e o sangue transporta oxigênio e nutrientes para as células pelo seu sistema circulatório primitivo.
10ª semanas: o feto tem cerca de 2,5 cm de comprimento , olhos, orelhas, dedos das mãos e pés reconhecíveis. Os órgãos internos estão funcionando, e seu cérebro está crescendo a uma velocidade incrível de 250 mil novas células por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário